Zebá

Zebá (זֶבַח, Zebaḥ) é um nome que aparece no livro de Juízes como um dos dois reis midianitas que foram derrotados e mortos por Gideão e seus homens (Juízes 8). O outro rei era Zalmuna.

A história de Zebá e Zalmuna está ligada à vingança de Gideão pela morte de seus irmãos em Tabor. Após a vitória de Gideão sobre o exército midianita, que havia oprimido Israel por sete anos, ele perseguiu os reis fugitivos.

O relato em Juízes 8 detalha a captura de Zebá e Zalmuna perto de Carcor. Gideão questionou-os sobre os homens que eles haviam matado em Tabor, e eles admitiram que eram semelhantes a Gideão, parecendo filhos de um rei. Então, Gideão ordenou a seu filho mais velho, Jeter, que os matasse, mas o jovem hesitou, pois ainda era inexperiente.

Diante da hesitação de Jeter, Zebah e Zalmuna desafiaram Gideão, dizendo: “Levanta-te tu mesmo e mata-nos, porque qual é o homem, tal é a sua força.” Então, Gideão se levantou e os matou, tomando os ornamentos lunares que seus camelos usavam no pescoço.

A derrota e a morte de Zebá e Zalmuna marcaram o fim da opressão midianita sobre Israel durante o período dos juízes, trazendo um período de paz à terra por quarenta anos (Juízes 8:28).

O nome “Zebá” em hebraico significa “sacrifício”. É interessante notar que dois reis inimigos de Israel carregavam nomes com conotações religiosas.

Deixe um comentário