Josué

Josué refere-se tanto ao personagem que acompanhou Moisés na saída do Egito e participou da conquista de Canaã quanto ao livro que relata essa conquista.

O LIVRO DE JOSUÉ
Canonicamente, é o sexto livro do Antigo Testamento. É o primeiro livro classificado como Históricos no cânone cristão e o primeiro dos Profetas Anteriores do cânone judeu. Entre os gêneros literários contém narrativa, descrição topográfica e exortação. Tematicamente relata a ação de Deus em prol do povo de Israel em suas batalhas para a conquista da Terra Prometida condicionada pela fidelidade expressa por Josué, o sucessor de Moisés.

Estruturalmente, contém três grandes divisões. A primeira divisão discorre sobre a conquista da Terra Prometida (1-12), incluíndo a travessia do Jordão (3) e conquista de Jericó (6). A segunda parte discorre sobre a divisão da terra (13-22). Por fim, um epílogo (23-24) retrada o renovo da aliança das tribos de Israel em Siquém, as morte de Josué e do sacerdote Eleazar, por fim, o sepultamento dos ossos de José.

Uma consideração sobre “Josué”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s