A. B. Simpson

Albert Benjamin Simpson (1843-1919) foi um pregador e pioneiro das missões urbanas.

Simpson nasceu na Ilha do Príncipe Edward, nas províncias do Atlântico, atual Canadá, mas viveu boa parte de sua vida em Nova York.

Originalmente um ministro presbiteriano em uma prestigiosa congregação nova iorquina, renunciou sua posição para desenvolver seu ministério entre migrantes italianos. Considerava parte da obra missionária o evangelismo e a assistência social.

Diante de suas experiências de fé, passou a proclamar que Cristo era Salvador, Santificador, Curador e Rei vindouro — o que resumidamente é chamado de evangelho quadrangular ou quádruplo pentecostal.

Simpson era um exponte das doutrinas da regeneração por obra de Cristo, conforme expressas no movimento de Vida Superior e no Movimento de Kewsick. Assim, efantizava que a obra de Cristo implicava no batismo no Espírito Santo e que na expiação também estava incluída a regeneração da saúde física. Essa obra afetaria também uma santificação compelida pelo Espírito Santo.

Foi fundador da sociedade missionária, depois efetivamente organizada em uma denominação, a Christian & Missionary Alliance (Aliança Cristã e Missionária).

Foi mentor de Michele Nardi e outros missionários independentes. Seria, assim um precursor da obra pentecostal, com a qual manteve conexões. Em sua hospedaria estiveram T. B. Barratt, pioneiro da obra pentecostal na Escandinávia e provavelmente Ivan Voronaev, pioneiro nos países eslavos. No entanto, a Aliança Cristã e Missionária tomou a posição de não proibir ou não incentivar o exercício dos carismas, especialmente o de falar em línguas.

2 comentários em “A. B. Simpson”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: