Noé foi o patriarca que, obedecendo à ordem de Deus, construiu uma arca e salvou sua família e animais do dilúvio (Gn 6-9).
Noé era filho de Lameque (Gn 5:28-29); o neto de Matusalém; e o nono descendente de Adão via Sete.
Considerado o único homem justo de sua época (Gn 5:9, Gn 7:6 cf. Gn 6:8), a missão de Noé era perpetuar a vida na terra. Noé é citado como exemplo de justo (Ez 14:14, 20; Mt 24:27-28; Lc 3:36; Hb 11:7). É comparada a libertação de Noé das águas do dilúvio com a libertação do pecado através do batismo cristão (1Pe 3:20-21).
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica