Babilônia


A antiga capital do reino da Babilônia e da Caldeia; foi construída em ambos os lados do rio Eufrates, em uma planície aluvial.

Em grego babylon correspondia ao acadiano e caldeu bab-ili, cuja etimologia seria “o portão de deus”. Os hebreus chamavam o país, assim como a cidade, de Babel (Bavli), denotando “confusão”.

Conquistada pelos persas e depois pelos gregos, perdeu sua importância política, mas reteve por séculos uma relevância regional. Residia ali uma grande comunidade israelita.

A Bíblia Hebraica menciona a Babilônia mais de 280 vezes. Passou a conotar sinônimo de exílio e opressão, depois de perversão. O episódio da Torre de Babel (a que os hebreus chamam de “confusão”) reflete o caráter cosmopolita de Babilônia e sua famosa torre escalonada (zigurate) dedicada a seu deus principal, Marduk.

A cidade aparece mencionada pela primeira vez no século XXIII a.C. e seria a captial do Antigo Império Babilônico no século XVIII a.C., quando talvez fora a maior cidade do mundo. Novamente, seria uma capital, dessa vez do Império Neobabilônico, entre 609 e 539 a.C.. Essa fase também coincide com sua máxima glória, quando foram construídos os imponentes jardins suspensos e sua população talvez tenha chegado a 200 mil habitantes.

A partir do período helenista a cidade foi perdendo sua importância política e demográfica gradativamente até que por volta do ano 1000 d.C. seu sítio foi abandonado em favor da vizinha Bagdá, a 90 km. No entanto, ainda na Antiguidade Tardia e no início da Idade Medieval foi um centro cultural e religioso importante. Foi um dos centros de propagação do cristianismo e sede de escola rabínica que influenciou na composição do Talmude.

No século X d.C. o erudito árabe Ibn Haukal, visitou a região, a qual estava em ruínas. Outro viajante, Benjamin de Tudela esteve na Babilônia entre 1160 e 1172 e descreveu as ruínas do palácio.

Uma consideração sobre “Babilônia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: