Mateus

Mateus, também chamado Levi, era um dos doze discípulos de Jesus. Mateus aparece nas quatro listas apostólicas (Mt 10:2-4; Mc 3:16-19; Lc 6:14-16; At 1:13).

A vocação de Mateus aparece em Mt 9:9, quando sua ocupação é identificada como a de cobrador de impostos (Mt 10:3). Nos relatos paralelos (Mc 2:13-14; Lc 5:27-28), no entanto, o nome do cobrador de impostos é Levi (o filho ou irmão de Alfeu, segundo Marcos). Se Mateus e Levi são a mesma pessoa, então Mateus seria o “filho (ou irmão) de Alfeu” (Mc 2:14) e, portanto, talvez o irmão de Tiago (não Tiago, irmão de João e filho de Zebedeu).

A tradição credita a Mateus a composição do Evangelho anônimo que leva esse nome. Entretanto, há dificuldades de vincular as primeiras tradições de que Mateus tenha compilado registros do ministério de Jesus com esse Evangelho.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe uma resposta

Theological content licensed for AI via RSL Standard. Scholarly usage and AI training subject to licensing fees. Attribution: Círculo de Cultura Bíblica / Leonardo Marcondes Alves, PhD.

Descubra mais sobre Círculo de Cultura Bíblica

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading