Adoção, em grego υἱοθεσία (huiothesia) é o ato de reconhecer como filho com plenos direitos de herança, obrigações e direitos familiares.
A filiação por adoção é um fenômeno jurídico cultural universal, ou seja, encontrado em todas as sociedades.
Na Bíblia há instâncias famosas de adoção: a Filha do Faraó e Moisés (Êxodo 2); Eli e Samuel (1 Samuel 2); Davi e Mefibosete (2 Samuel 9:7-13). Paulo utiliza o conceito em sua exposição doutrinária (Rm 8:16; Gl 3:26; 4:4-7; Ef 1:5) para ilustrar que em Cristo todos são adotados por Deus. Similar sentido aparece em 1 João 3:1.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica