Priscila ou Prisca, em grego Πρίσκιλλα, junta de seu marido Áquila, foi uma mulher cristã ativa na propagação do evangelho. Paulo a chama pela forma latina Prisca (Romanos 16:3; 1Cor 16:19), mas Atos emprega Priscila (Atos 18:2-28).
O casal foi expulso de Roma pelo edito de Cláudio e se estabeleceram em Corinto, onde fizeram tendas com Paulo. Mais tarde, eles se mudaram para Éfeso e foram cumprimentados por Paulo em suas cartas aos Romanos, aos Coríntios e a Timóteo. Não há menção de Priscila individualmente, apenas como parte do casal. Ruth Hoppin sugeriu que Priscila foi a autora do Livro de Hebreus.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica
Uma consideração sobre “Priscila”