Na antiga fortaleza herodiana de Massada, no deserto da Judeia, foram encontrados manuscritos que remontam das guerras judaicas (68-72 d.C. e 132-135 d.C.).
Entre eles estão um manuscrito de Gênesis, dois manuscritos de Levítico, um de Deuteronômio, dois de Salmos e um de Ezequiel, Apócrifo do Gênesis, Siraque, Apócrifa de Josué, Cântico do Sacrifício para o Sábado, uma obra semelhante aos Jubileus e uma obra litúrgica identificada como Samaritana.
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica
2 comentários em “Manuscritos de Massada”