Herman Witsius

Herman Witsius ou Hermannus Witsius (1636 – 1708) foi um teólogo e professor parte da Nadere Reformatie, ou a escolástica reformada holandesa.

Witsius nasceu em Enkhuizen, filho de Claes Jacobsz Wits, um magistrado, mais tarde prefeito e ancião da comunidade reformada, e Johanna Hermann, de uma família anti-remonstrante. Criado em uma família devota, Witsius começou sua educação formal na escola latina em Enkhuizen aos seis anos de idade. Mais tarde, seu tio Petrus Hermann, vice-reitor da escola latina, deu-lhe aulas particulares. Witsius cursou ensino superior na Universidade de Groningen, Leiden e Utrecht.

Ordenado ao ministério, Witsius serviu como pastor em Westwoud, Wormer, Goes e Leeuwarden. Recebeu nomeações como professor de divindade na Universidade de Franeker em 1675 e mais tarde na Universidade de Utrecht em 1680. Em 1686, assumiu o cargo de Chanceler na Universidade de Utrecht. As contribuições intelectuais de Witsius lhe renderam um cargo na Universidade de Leiden em 1698, sucedendo Friedrich Spanheim. Faleceu em Leiden.

Witsius desempenhou um papel crucial na mediação entre a ortodoxia calvinista e a teologia da aliança durante as disputas entre voetianos e cocceianos. Assumindo uma posição intermediária, buscou a reconciliação simplificando o sistema federal de Cocceius. Witsius identificou a aliança das obras com a lei e a aliança da graça com a graça, enquadrando a diferença entre os dois como a da graça e das obras. De acordo com sua estrutura teológica, a aliança da graça emana do cumprimento da aliança das obras por Cristo.

Além de trabalhar dentro do sistema teológico calvinista, Witsius argumentou vigorosamente contra várias posições teológicas, incluindo o Catolicismo Romano, o Arminianismo, o Socinianismo e o Cartesianismo.

BIBLIOGRAFIA

De oeconomia foederum Die cum hominibus libri IV. Leeuwarden 1677, 1685, Amsterdam 1694, Herborn 1712, Basel 1739.

Deixe um comentário