Consubstanciação

Consubstanciação significa uma substância ao lado de outra. Seria a doutrina que durante o sacramento da Santa Ceia do Senhor a substância fundamental do corpo e do sangue de Cristo está presente ao lado da substância do pão e do vinho, que permanecem em suas formas presentes.

A consubstanciação é erroneamente atribuída a Lutero e aos luteranos. Apesar da diversidade interpretativa no luteranismo, a perspectiva oficial desde o Livro de Concórdia é de uma união sacramental com uma real presença de de Cristo em, com e sob os elementos.

Historicamente, teria sido a posição dos lolardos. Fora dessa falsa atribuição aos luteranos, não há registro de grupos que oficialmente esposem essa doutrina eucarística atualmente.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Uma consideração sobre “Consubstanciação”

Deixe um comentário