Epístola de Diogneto

A Epístola de Diogneto ou Carta a Diogneto é uma apologia anônima cristã primitiva, escrita em grego, provavelmente da metade do século II.

Aparentemente não era conhecida na Antiguidade e Idade Média, visto que não foi citada substancialmente por outros autores. Foi descoberto no século XV em Constantinopla e depois outras cópias apareceram.

Explica quem é o Deus cristão e porque a fé cristã permitia desprezar tanto o mundo e a morte. Contrasta a religião cristã com as religiões dos gregos e judeus.

Argumenta que os cristãos estão encerrados no mundo, mas não pertencem a ele; eles são odiados pelo mundo, mas eles o amam.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Uma consideração sobre “Epístola de Diogneto”

Deixe um comentário