Codex Marchalianus

Codex Marchalianus (Siglum Q) é um manuscrito grego da Septuaginta. É importante por conter notas e aparatos, além de versões e recensões distintas.

Boa parte das anotações e correções vão do século VI até o século IX, adicionadas às margens e no texto. São importantes fontes para as anotações da Hexapla.

O manuscrito contém os doze profetas menores nessa ordem: Oseias, Amós, Miqueias, Joel, Obadias, Jonas, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. Depois seguem Isaías, Jeremias com as Lamentações, Epístola de Jeremias e Baruque, Ezequiel e Daniel com Susana e Bel.

Maior parte do texto segue a recensão Hesiquiana, o Livro de Daniel segue a versão de Teodotion.

O manuscrito originou-se no Egito. No século 12, chegou ao sul da Itália. De lá veio para a França, onde um de seus proprietários era René Marchal. Encontra-se na Biblioteca do Vaticano em Roma desde 1785.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário