Kevin Vanhoozer (1957- ) é um teólogo evangelical reformado e filósofo da religião.
É professor pesquisador de Teologia Sistemática na Trinity Evangelical Divinity School, em Illinois, onde pesquisa interpretação bíblica e teologia.
Escreveu sobre hermenêutica, teologia e cultura e a relação entre fé e razão. Defensor de uma epistemologia não fundacionalista, enfatiza a centralidade da Bíblia na formação da crença e da prática cristã.
Escreveu extensivamente sobre o relacionamento entre linguagem e teologia, argumentando que a fé cristã deve ser entendida como um jogo de idiomas com suas próprias regras e gramática.
Salienta a importância da tradição e da comunidade em teologia e prática cristã. É um crítico vocal do individualismo e do relativismo que considera prevalecente na cultura contemporânea. Espera que Igreja recupere seu papel como uma comunidade contracultural. Embora ele geralmente seja solidário com a tradição reformada, ele criticou certos aspectos de sua estrutura teológica e filosófica. Da mesma forma, embora ele se identifique como evangelical, manifesta suas preocupações sobre a direção do movimento.