Andrew Murray, Andrew, Jr. (1828-1917) foi um ministro da Igreja Reformada Holandesa Sul-Africana, teólogo, evangelista e missiólogo.
Nascido em uma família de ministros sul-africanos, seu pai era um ministro da Igreja Reformado Holandês, embora fosse originalmente um presbiteriano escocês. Sua mãe era descendente de franceses huguenotes e luteranos alemães. Andrew estudou em Aberdeen e Utrecht. Envolveu-se com o Réveil e foi ordenado em Haia em 1848.
De retorno à África do Sul, foi pastor e missionário entre os bôers. Em 1857 veio a público a primeira de suas 250 publicações. Foi ministro em Worcester, na Cidade do Cabo e Wellington.
Organizou e levantou fundos para sua primeira missão transcultural. Em 1877 organizou o Mission Training Institute em Wellington. Fundou três organizações principais: a União Missionária dos Ministros, a União da Bíblia e Oração e a Liga Missionária dos Leigos.
Em 1889, Andrew Murray foi um dos fundadores na Cidade do Cabo da agência interdenominacional Missão Geral, renomeada em 1965 para Africa Evangelical Fellowship. Recebeu apoio do Reino Unido, América do Norte e Austrália, além da África do Sul. Em 1998 teve uma fusão entre a AEF e a Missão Interior do Sudão.
