Basílio de Cesareia

Basílio de Cesareia ou Basílio Magno (331-379) escritor patrístico, foi monge e depois bispo de Cesareia, contado entre os Pais Capadócios.

Baseado na região da Capadócia, na atual Turquia é particularmente lembrado por seus escritos sobre a Trindade, especialmente o papel distintivo do Espírito Santo. Foi eleito bispo de Cesareia em 370.

Redigiu uma regra monástica. Era um erudito, educado na retórica clássica.
Rejeitou a doutrina aristotélica da eternidade da matéria e
do mundo. Em suas homilias sobre o Hexaêmeron argumenta que Deus fez o mundo existir no tempo por meio de um ato eterno intemporal (o tempo só começa com o mundo).

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário