Carlos Mesters

Frei Carlos Mesters (nome de nascimento Jacobus Gerardus Hubertus Mesters) (1931-2021) é um biblista e teólogo holandês-brasileiro, reponsável pelo Leitura Popular da Bíblia (LPB).

Mester veio ao Brasil como missionário em 1948. Tornou-se frade carmelita e estudou em instituições católicas no Brasil, em Roma e Jerusalém. Voltou ao Brasil em 1968, lecionando e promovendo estudos acadêmicos da Bíblia. Mais tarde, dedicou-se à popularização das Escrituras, organizando círculos de leitura popular, dos quais emergiu o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos).

A hermenêutica de Mesters revolve em torno de cinco temas. A a Bíblia é lida pela perspectiva do povo e mesmo dentro dela apresenta um povo leitor das Escrituras. Isso implica na legitimidade da leitura popular ou vivida, quer no cotidiano, quer na liturgia das leituras populares, em contraposição a uma exclusiva legitimidade de leitura acadêmica ou teológica. As Escrituras são um espelho da vida. Deus permite conhecer melhor a realidade e seus apelos mediante as Escrituras. Portanto, interpretar a Bíblia não é um fim em si mesmo, mas interpretação a vida por meio dela. A Bíblia é um livro escrito pelo povo mediante tradições e memórias populares e destinada para o povo. O povo lê a Bíblia com fé que Deus fala pelas Escrituras e sem essa fé não há luz para penetrar no sentido de suas páginas. A Bíblia move para um engajamento com os oprimidos . A mensagem da Bíblia provoca a transformação da vida.

A cooperação dos três elementos Realidade (social) – Comunidade – Bíblia ajudam a fazer a interpretação correta.

BIBLIOGRAFIA

Rodrigues, Rafael. “Frei Carlos Mesters: uma Vida dedicada à Leitura Popular da Bíblia e aos pobres.”CEBI, 2020.

MESTERS, Carlos. Por trás das palavras. Um estudo sobre a porta de entrada no mundo da Bíblia. 8ª. edição, Petrópolis: Vozes, 1998.

MESTERS, Carlos. Flor sem defesa: uma explicação da Bíblia a partir do povo. Petrópolis:  Vozes, 1983.

MESTERS, Carlos. Balanço de 20 anos. A Bíblia lida pelo povo na atual renovação da Igreja Católica no Brasil (1964-1984). São Leopoldo: CEBI, 1988.

MESTERS, Carlos. O Projeto Palavra-Vida e a leitura fiel da Bíblia de acordo com a tradição e o magistério da Igreja. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, nº 3, Petrópolis: Vozes, São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Imprensa Metodista, 1989, p.90-104.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: