Tradição flutuante


Uma tradição flutuante ou floating tradition são passagens bíblicas que ocorrem de forma isolada ou em diferentes lugares em diversos manuscritos.

Um exemplo é João 7:53-8:11 sobre a passagem da mulher pega em adultério, que está localizada em vários lugares em alguns manuscritos. Um grupo de manuscritos, talvez da mesma fonte chamada Família 13, possui essa passagem depois de Lucas 21:38. Já o manuscrito 1333 o coloca entre os livros de Lucas e João. Em um manuscrito aparece depois de João 7:36, e um poucos outros o colocam depois das 7:44 ou 21:25.

Outra passagem possível de tradição flutuante é a citação de Mateus 27:9-10:

“Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: ‘Pegaram as trinta moedas de prata, preço que o povo de Israel lhe havia fixado, e com elas compraram o campo do oleiro, como o Senhor me ordenou.’”

No Texto Massorético e Seputaginta, a citação é uma referência a Zacarias 11:12-13, contudo Jerônimo nota que em alguns manuscritos dos nazarenos tal passagem ocorre em Jeremias.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário