A frase alemã Sache Jesu possui difícil tradução. Seria a causa de Jesus ou o engajamento com as coisas de Cristo.
A Sache Jesu teria sido a causa que compeliu o movimento de Jesus primitivo a juntar-se como igreja e a proclamar sua mensagem.
De acordo com o biblista neotestamentário alemão Willi Marxsen o cristianismo é uma religião baseada em uma pessoa histórica e não nas Escrituras. Nessa perspectiva, os meios e os fins da fé cristã são essa causa de Jesus que compele os crentes.
SAIBA MAIS
Van Aarde, Andries G. “The” cause of Jesus”(Sache Jesu) as the Canon behind the Canon.” (2001). https://doi.org/10.4102/hts.v57i1/2.1850
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica