Hahn’sche Brüder

A comunidade Michael Hahn’sche (Hahn’sche Brüder, Michelianer, Michael Hahn’sche Gemeinschaft) é um movimento de cristãos pietista alemão.

Embora a comunidade esteja organizada como uma associação de cerca de 200 grupos locais, ela é independente da Associação Evangélica de Gnadauer. A Hahn’sche Brüder é uma comunidade interna da Igreja Evangélica Alemã (Luterana e Reformada).

O movimento tem origens das visões de Michael Hahn (1758-1819) no início do século XIX em Württemberg, Alemanha. A comunidade cresceu em torno das interpretações de Hahn da Bíblia, e ele escreveu cerca de 2.000 hinos para a comunidade.

Frequentam os cultos da Igreja Evangélica Alemã nos domingos de manhã e à tarde reunem-se para oração, cântico de hinos, leituras da Bíblia e dos ensinamentos de Hahn. Sentam-se separados as irmãs dos irmãos. As pregações são feitas pelos irmãos. No dia-a-dia, vestem trajes modestos.

O grupo rejeitou a cultura dominante, incluindo a mídia de entretenimento, e enfatiza a vida espiritual interior e os sinais do fim dos tempos. Não propaga seu grupo e doutrinas via internet.

Os membros do Hahn’sche Brüder são encorajados a votar de acordo com sua própria consciência nas eleições públicas, mas o engajamento político além disso é desencorajado. A comunidade sustenta a doutrina da restauração de todas as coisas no fim dos tempos.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário