Evangelho de Nicodemos

O Evangelho de Nicodemos também chamado de Atos de Pilatos é um livro apócrifo que relata os eventos que cercam o julgamento, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.

O Evangelho de Nicodemos contém um relatório oficial do procurador a respeito de Jesus. Apresenta um relato do julgamento, crucificação e sepultamento de Jesus, bem como a descida ao inferno e a libertação dos justos Pais do Hades.

A ideia central deste livro é antiga e era comum no segundo século. Embora não possa ser anterior ao século IV, sua influência na literatura e na arte foi grande durante a Idade Média. As origens do livro permanecem obscuras, tendo sofrido diversas adaptações ao longo da história. Durante os tempos da Reforma, uma tradução alemã foi publicada por Philip Ulhart em Augsburg em 1525. Foi lido pelos anabatistas desde o século XVI, sendo sua última tradução para uso devocional feita em 1947 para a língua inglesa.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário