Politeuma judia em Heracleópolis

A politeuma dos judeus em Heracleópolis refere-se a uma comunidade judaica que viveu na cidade de Heracleópolis Magna no antigo Egito durante o período helenístico, provavelmente no século II.

Os documentos relacionados com a politeuma de Heracleópolis são datados entre o 27º e o 38º ano de um reinado desconhecido, muito provavelmente o de Ptolomeu VIII Euergetes II, que é 144/3-133/2 a.C.

A politeuma judia era uma comunidade tinha seu próprio conselho e era reconhecida pelas autoridades locais como pessoa jurídica. . Esses documentos consistem em vinte textos de papiro em grego. A politeuma de Heracleópolis era chefiada por poliarcas e arcontes, cujo número exato permanece incerto. Eles também se corresponderam com outras comunidades judaicas no Egito e na Palestina, e 16 cartas escritas por eles foram descobertas. Essas cartas, identificadas pela sigla, P.Polit.Iud, contêm informações sobre suas condições sociais e econômicas, bem como suas práticas religiosas e relações com outras comunidades. São fontes de informações valiosas sobre a vida dos judeus no Egito durante o período helenístico e suas interações com o antigo mundo mediterrâneo.

VEJA TAMBÉM

Elefantina

Papiros de Zenon

Documentos de Al-Yahudu

Deixe um comentário