Judah ben David Hayyuj (c. 945-c. 1000) foi um gramático, filólogo e poeta judeu que viveu na Espanha muçulmana.
Hayyuj inicia a história da gramática hebraica e suas obras tiveram um impacto significativo no desenvolvimento da língua hebraica.
A principal contribuição de Hayyuj aos estudos hebraicos foi o desenvolvimento de uma abordagem sistemática e filológica para o estudo da gramática hebraica. Antes de seu trabalho, a gramática hebraica era amplamente baseada na intuição e na tradição e carecia de um conjunto claro e consistente de regras. A abordagem de Hayyuj foi influenciada pela tradição gramatical árabe e ele aplicou os princípios da gramática árabe ao estudo do hebraico.
Uma das obras mais importantes de Hayyuj foi seu “Kitab al-Tanqih” (Livro do Refinamento), que era uma gramática da língua hebraica. Nesse trabalho, ele introduziu uma série de inovações. Ele introduziu uma série de novos conceitos, como a ideia de “raiz” de uma palavra, que se tornou um conceito fundamental na gramática hebraica.
Além de seu trabalho na gramática hebraica, Hayyuj também foi um poeta prolífico e escreveu vários poemas em hebraico e árabe.