Gustavo Gutiérrez

Gustavo Gutiérrez (nascido em 8 de junho de 1928) é um teólogo católico peruano e padre dominicano, um dos fundadores da Teologia da Libertação.

Gutiérrez estudou filosofia e teologia no Peru e depois fez estudos avançados na Europa. A tradição teológica de Gutiérrez está enraizada na Igreja Católica e influenciada pelo contexto latino-americano de pobreza e opressão.

Ao longo de sua carreira acadêmica, Gutiérrez lecionou em várias instituições, incluindo a Universidade Católica do Peru e a Universidade de Notre Dame. Escreveu vários livros e artigos sobre teologia, incluindo sua obra seminal, “A Theology of Liberation”, publicada em 1971.

O pensamento e as contribuições teológicas de Gutiérrez giraram em torno da ideia de uma opção preferencial pelos pobres. Argumenta que Deus tem uma preocupação especial com os pobres e marginalizados e que a Igreja deve priorizar suas necessidades e lutas. Gutiérrez também critica as estruturas de opressão que perpetuam a pobreza e defende mudanças sociais e políticas.

As ideias de Gutiérrez têm sido controversas dentro da Igreja Católica, com alguns acusando-o de tendências marxistas e se afastando demais dos ensinamentos católicos oficiais. No entanto, seu trabalho também influenciou a a reflexão do papel das igerjas na justiça social e na defesa dos pobres e oprimidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: