Heikki Räisänen

Heikki Räisänen (1941-2015) foi um teólogo luterano e biblista finlandês, com contribuições aos estudos do Novo Testamento.

Räisänen estudou Teologia pela Universidade de Helsinki, onde obteve seu Ph.D. em 1967. Foi pesquisador visitante em Harvard Cambridge e Tübingen; doutor honorário da Universidade de Edimburgo e da Universidade de Uppsala. Foi professor pesquisador na Academia da Finlândia de 1984 a 1994 e professor de academia de 2001 a 2006. Ocupou vários cargos acadêmicos, inclusive como professor de estudos do Novo Testamento na Universidade de Helsinki, onde desempenhou um papel fundamental na formação do departamento.

Os pensamentos teológicos e acadêmicos de Räisänen seguem um rigor na interpretação bíblica. Conduziu uma ampla pesquisa sobre a teologia paulina, concentrando-se na relação entre Paulo e o judaísmo, a ética cristã primitiva e o conceito de fé nos escritos de Paulo. Räisänen questionou as interpretações dominantes e ofereceu perspectivas alternativas, enfatizando os contextos históricos e sócio-culturais em que surgiram os textos do Novo Testamento. Foi pioneiro nos estudos históricos-críticos do Alcorão. Estudou as crenças cristãs primitivas.

Ministro ordenado da Igreja Evangélica Luterana da Finlândia, convivia com a dúvida e sentia-se agnóstico em vários pontos da fé cristã.

Escreveu livros para a popularização da Bíblia e de temas religiosos, influenciando os leitores finlandeses secularizados a lerem as Escrituras.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário