Babel é um nome usado na Bíblia hebraica para a cidade da Babilônia.
Foi o local do reinado de Nimrode (Gn 10:8-10) e sítio da torre homônima (Gn 11:1-9). Seria mais tarde a cidade de Babilônia, no império Neobabilônico ou Caldeu, para onde foram levados cativos parte da população de Judá. Conquistada por Ciro (cf. Daniel 5:30-6:1), entrou em declínio, mas permaneceu como símbolo de um sistema político corrupto contra Deus (cf. Ap 17-18).
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica