Rio Jordão, em hebraico יַרְדֵּן, jarda; em grego Ἰορδάνης, Iordanēs, é um rio que flui do Monte Hermom, atravessa o Mar da Galileia e depois até o Mar Morto.
O vale do Jordão separa as Planícies Costeiras e a Cordilheira Central, a oeste, das Terras Altas da Transjordânia e as Planícies da Jordânia, a leste.
É o maior rio de Israel, forma-se a partir de três afluentes perto do Monte Hermom. Esses afluentes – Bareighit, Hasbani e Banias – encontram-se no Lago de Hula. Daí são 215 quilômetros até o Mar Morto. Seus afluentes principais sãos o rios Jarmuque e Jaboque.
O Jordão é mencionado mais de 180 vezes no Antigo Testamento e 15 vezes no Novo Testamento. Apesar das tribos transjordânicas, marcava a fronteiras entre terras prometidas e territórios estrangeiros. A travessia do Jordão por Josué simbolizou o fim do êxodo e o início da conquista, marcado por pedras memoriais em Gilgal. Elias e Eliseu igualmente atravessaram miraculosamente o Jordão.
Seu vale fértil sustentou povoações ao longo da história, defendidas pelas suas muralhas naturais e localizações estratégicas. Entre essas localidades estão Dã, Hazor,Betsaida, Cafarnaum, Gilgal e Jericó. A atual nação Jordânia herdou-lhe o nome.
