Apocalipse Hebraico de Elias

O Apocalipse hebraico de Elias, datado do século III ou IV, é um texto apocalíptico judaico que detalha as visões reveladas ao profeta Elias pelo arcanjo Miguel no Monte Carmelo. O texto, preservado em um manuscrito do século XV, é uma continuação da narrativa bíblica de 1 Reis, com a jornada de Elias ao céu servindo de pano de fundo para uma visão. Descreve guerras apocalípticas, particularmente os conflitos persas-romanos do século III d.C., e a vinda do Messias.

O livro prediz o fim dos tempos e descreve uma série de eventos que levam à vinda do Messias. O último rei da Pérsia travará guerras contra Roma, e um governante malévolo chamado Gigit, semelhante ao Anticristo, perseguirá Israel. O Messias, Winon, emergirá do céu com hostes angelicais, derrotando os adversários e estabelecendo um reino messiânico para Israel.

O apocalipse compartilha paralelos com o Livro de Enoque e o Apocalipse de João. O apocalipse original foi escrito em meio à confusão do ano 261, causada pelas guerras de Sapor I contra Roma e sua captura de Valeriano. Tornou-se público pela primeira vez quando foi impresso em Salônica em 1743.

Deixe um comentário