Junilo Africano

Junílio, Junilo Africano ou Junilius Africanus (fl. 541–549) foi um autor patrístico bizantino de expressão latina.

Pouco se sabe sobre sua vida, incluindo datas de nascimento e morte. Vindo da África, alcançou um alto cargo no serviço imperial como questor do Palácio Sagrado sob o imperador Justiniano I, ocupando uma posição de destaque de 541 a 549.

Sua principal obra, “Instituta regularia divinae legis” (541), um diálogo de dois livros, serviu como tradução para o latim de um texto grego de Paulo, o Persa, um estudioso da Escola Síria de Nisibis. Influenciado por Teodoro de Mopsuéstia.

Lista um cânon das igrejas do oriente, similar ao atual Novo Testamento, exceto que não considera canônico Tiago, as pístolas joaninas e as petrinas, Judas e Apocalipse.

O trabalho de Junílio, embora elogiado por Cassiodoro, enfrentou um escrutínio por supostas tendências nestorianas. Desempenhou um papel significativo na formação da compreensão dos teólogos ocidentais sobre a exegese antioquena durante o início da Idade Média.

Deixe um comentário