Inscrição de Idrimi

A inscrição de Idrimi é uma curta narrativa da biografia de um rei pastoralista registrada em sua estátua.

Consistindo de 104 linhas escritas em um dialeto provincial do acadiano, e registra as vicissitudes autobiográficas do rei Idrimi na base de sua estátua.

A inscrição fornece um relato vívido da vida e das conquistas de Idrimi, incluindo os eventos que o levaram a fugir da Síria. Detalha a fuga de sua família de Aleppo para Emar, seu tempo entre os guerreiros Hapiru em Canaã e sua eventual instalação como rei em Alalakh, que governou por 30 anos.

A inscrição está escrita em acadiano usando escrita cuneiforme e é reconhecida como uma das primeiras biografias completas de uma figura política descoberta.

Idrimi formou uma aliança com os Hapiru, que é uma das primeiras referências históricas a este grupo. A inscrição Idrimi menciona um grupo de nômades apátridas chamados Hapiru, que viviam nas colinas cananeias.

Possui paralelos com a vida dos patriarcas e com as fugas e lideranças de tropas irregulares de Davi.

A inscrição Idrimi oferece informações valiosas sobre o contexto político e histórico do Antigo Oriente Próximo durante o final da Idade do Bronze, aproximadamente 1600-1200 aC.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Uma consideração sobre “Inscrição de Idrimi”

Deixe um comentário