Papiro 45

O Papiro 45, conhecido também como Papiro Chester Beatty I ou 𝔓45, é um manuscrito grego do Novo Testamento, contendo os Evangelhos e Atos.

Descoberto na década de 1930 como parte dos papiros Chester Beatty, foi adquirido pelo colecionador Alfred Chester Beatty. Está depositado na Biblioteca Chester Beatty em Dublin, Irlanda.

Escrito em papiro, o manuscrito 𝔓45 remonta ao início do século III dC, tornando-se uma das primeiras compilações conhecidas dos Evangelhos e Atos. Contém versículos fragmentários de Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos. Apesar de seu estado danificado, 𝔓45 é fonte valiosa sobre as primeiras tradições textuais cristãs. Não se enquadra em nenhuma dos tipos de famílias textuais conhecidas, contendo uma alta incidência de leituras singulares.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário