1. ou Dan (דן, dn; Δάν), filho de Jacó: Quinto filho de Jacó, nascido de Bila, serva de Raquel. Foi o fundador da tribo de Dã. (Gênesis 30:6; 35:25)

Dã foi o quinto filho de Jacó, nascido de Bilá, concubina de Jacó, a quem Raquel deu para que pudesse ter filhos em seu nome, pois era estéril. A história de seu nascimento em Gênesis 30:1-8, relata que Raquel, incapaz de conceber, afirma que Deus a “julgou” ao dar-lhe um filho através de Bilá, por isso o nome “Dan,” que em hebraico significa “julgar” ou “vindicar”.

Dã é o antepassado epônimo da tribo de Dã, uma das doze tribos de Israel. Aparece em várias listas dos filhos de Jacó, como em Gênesis 35:22-27, onde é o nono filho mencionado. Em Êxodo 1:1-5, aparece como o oitavo na lista daqueles que imigraram para o Egito, e em 1 Crônicas 2:1 é listado como o sétimo filho, o que pode indicar uma posição de destaque por ser o primeiro filho de Raquel por meio de uma substituta.

No final de sua vida, Jacó dá a Dã uma bênção que o compara a uma serpente venenosa que ataca o cavaleiro ao morder o calcanhar do cavalo, uma possível referência à conquista de Laís pelos guerreiros da tribo de Dan (Gênesis 49:16-17).

2. Tribo de Dã

3. Tel-Dan

Uma consideração sobre “Dã”

Deixe um comentário