Khirbet el-Qom

Khirbet el-Qom é um sítio arqueológico localizado na Cisjordânia, dentro do território associado ao antigo Reino de Judá. Suas descobertas têm contribuído significativamente para os estudos sobre a religião israelita antiga e a história do povo judeu.

As escavações em Khirbet el-Qom revelaram dois túmulos com bancos da Idade do Ferro, datados do século VIII a.C. Esses túmulos continham inscrições que, juntamente com achados semelhantes em Kuntillet Ajrud, ampliaram o entendimento sobre as práticas religiosas de Judá durante o período do Primeiro Templo. As inscrições indicam um cenário religioso mais diversificado do que se pensava, desafiando a ideia de que o culto exclusivo a Yahweh era amplamente predominante na época.

Além disso, foi descoberta uma caverna contendo três inscrições funerárias hebraicas datadas entre o século I a.C. e o século II d.C., período correspondente ao Segundo Templo. Essas inscrições fornecem informações sobre nomes e práticas culturais das comunidades judaicas locais durante este período.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário