Ana Maria de Azeredo Lopes Tepedino (1948–2018) foi uma teóloga católica brasileira, com contribuições à Teologia da Libertação, à eclesiologia e aos estudos sobre o feminino no contexto latino-americano.
Nascida no Estado do Rio de Janeiro, formou-se em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis em 1963 e, posteriormente, em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1981. Obteve o título de Mestre em 1986 e Doutora em 1993, também pela PUC-Rio, instituição onde passou grande parte de sua carreira acadêmica. Em 2013, recebeu o título de Professora Emérita em reconhecimento por sua contribuição intelectual e pedagógica.
Tepedino foi uma das pioneiras entre as teólogas leigas na América Latina. Integrou o Departamento de Teologia da PUC-Rio e trabalhou que fosse um espaço de diversidade teológica. Buscou novas perspectivas para compreender o papel da mulher na teologia e na Igreja. Como membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), participou da construção de um pensamento teológico engajado com a justiça social e a igualdade de gênero.
Além de sua produção acadêmica, Tepedino contribuiu em comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).
