Asdode

Asdode, também conhecida como Azoto no período romano, foi uma das cinco cidades principais dos filisteus.

Localizada na costa do Mediterrâneo, desempenhou um papel estratégico e comercial significativo na história antiga de Israel e dos filisteus. A cidade situava-se cerca de 30 quilômetros a oeste de Jerusalém, servindo como ponto de passagem entre Gaza e Jope, o que favorecia o comércio e a comunicação na região.

Um dos aspectos mais marcantes de Asdode era sua associação com a adoração do deus filisteu Dagom. O templo dedicado a Dagom foi cenário de eventos narrados em 1 Samuel 5, quando a Arca da Aliança, capturada pelos filisteus após derrotarem os israelitas, foi colocada no templo. A presença da arca provocou a queda da imagem de Dagom e pragas que afligiram os habitantes. Esses acontecimentos levaram os filisteus a entender que o Deus de Israel estava punindo-os, resultando na decisão de devolver a arca ao território israelita.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário