Amom

Amom ou Amon denota pessoas, povos e um deus na Bíblia.

1. Amom é o filho incestuoso de Ló com sua filha mais nova (Gn 19:38). Ele se torna o ancestral epônimo dos amonitas, um povo que habitava a região leste do rio Jordão e que manteve uma relação complexa com os israelitas, oscilando entre conflitos e alianças.

2. Amom foi um administrador em Samaria. 1Rs 22.15-28.

3 .Amom foi o décimo quinto rei de Judá, sucessor de seu pai Manassés (2Rs 21:18-26). Seu reinado, breve e marcado pela idolatria, terminou com seu assassinato por seus próprios servos.

4. Amom é mencionado como o deus egípcio de Nô, uma cidade que representa a arrogância e a idolatria do Egito (Jr 46:25).

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário