Adar

Adar, possui três significados distintos:

A tradução de אַדָּר, nome de uma pessoa e uma cidade:

  1. Adar, a cidade: Localizada na fronteira sul de Judá, a oeste de Cades-Barnéia (Josué 15:3). Em Números 34:4, aparece como Hazar-Adar, sugerindo que “Hazar” (pátio, aldeia) pode ser parte do nome ou uma descrição da localidade.
  2. Adar, o benjamita: Filho de Belá e neto de Benjamim (1 Crônicas 8:3). Também é chamado de Arde em Gênesis 46:21, o que pode indicar uma variação do nome ou um erro de grafia.

Adar (אֲדָר), o décimo segundo mês do calendário israelita, corresponde aproximadamente a fevereiro/março no calendário gregoriano, quando se comemora o Purim.

No livro de Ester, foi no mês de Adar, que a trama de Hamã para destruir os judeus seria executada no décimo terceiro dia desse mês (Et 3:7, 13). Graças à intervenção de Ester e Mordecai, o plano foi frustrado, e os judeus obtiveram vitória sobre seus inimigos. Para celebrar essa libertação, foi instituída a festa de Purim, observada nos dias 14 e 15 de Adar (Et 9:18-32).

Purim é uma festa alegre, marcada por banquetes, troca de presentes e leitura do livro de Ester.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário