Sodoma

Sodoma, cidade mencionada na Bíblia, tornou-se sinônimo de corrupção e depravação, servindo como advertência contra a imoralidade e a desobediência a Deus. Localizada na planície do Jordão, próxima ao Mar Morto (Gênesis 13:12), Sodoma é descrita como uma cidade próspera, mas moralmente decadente. Gênesis 13:13 afirma que “os homens de Sodoma eram maus e pecadores contra o Senhor em extremo” e Ezequiel 16:49-50 relata soberba, negligência com o pobre e o necessitado.

A narrativa de Gênesis 18-19 detalha a visita de três mensageiros a Abraão, que intercede em favor de Sodoma. Deus revela a Abraão sua intenção de destruir a cidade devido à grave perversidade de seus habitantes. Dois anjos vão a Sodoma e se hospedam na casa de Ló, sobrinho de Abraão. Os homens da cidade cercam a casa de Ló, exigindo que ele entregue os visitantes. Ló oferece suas filhas em troca, mas os homens persistem em sua violência.

Deus então destrói Sodoma e Gomorra, cidade vizinha com pecados semelhantes, com chuva de fogo e enxofre (Gênesis 19:24-25). Ló e sua família são poupados, mas sua esposa, desobedecendo à ordem de não olhar para trás, é transformada em uma estátua de sal (Gênesis 19:26).

A destruição de Sodoma serve como exemplo da justiça e do juízo divinos contra o pecado. Profetas como Isaías (1:9-10), Jeremias (23:14) e Ezequiel (16:49-50) citam Sodoma como símbolo de corrupção e desobediência, advertindo contra a repetição de seus erros. Jesus também menciona Sodoma em Mateus 10:15 e Lucas 10:12, afirmando que o juízo sobre ela será mais tolerável do que sobre as cidades que rejeitarem o Evangelho.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário