O deserto de Zim, uma região árida na fronteira sul da Palestina, desempenhou um papel crucial na jornada do povo de Israel rumo à Terra Prometida. Abrangendo áreas como Zim, Paran e Cades-Barnéia (Nm 34:3-4; Js 15:1-3), o deserto de Zim foi palco de eventos narrados no Pentateuco.
Foi em Cades-Barnéia, no deserto de Zim, que Moisés enviou espias para explorar Canaã (Nm 13:25). Ali também ocorreram os episódios de Massá e Meribá, onde o povo questionou a liderança de Moisés e a provisão divina de água (Nm 27:14; Dt 32:51).
Autor: Círculo de Cultura Bíblica
Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil).
Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.
Ver todos posts por Círculo de Cultura Bíblica