Ziclague

Ziclague (צִקְלַג, Tsiqlag; Ζεκλάγ, Zeklag), cidade no Neguebe (sul de Judá), desempenha um papel importante na história de Davi. Inicialmente pertencente à tribo de Simeão (Js 19:5), Ziclague foi concedida a Davi por Aquis, rei de Gate, durante seu exílio (1Sm 27:6).

A cidade serviu como base para Davi e seus homens, que realizaram incursões contra povos vizinhos (1Sm 27:8-12). No entanto, enquanto Davi estava ausente, os amalequitas atacaram e incendiaram Ziclague, levando as mulheres e crianças como cativas (1Sm 30:1-5).

Davi, guiado por Deus através do Urim e Tumim, perseguiu os amalequitas, recuperou os cativos e os bens saqueados (1Sm 30:8-20). Após a morte de Saul, Davi retornou a Ziclague e foi ali ungido rei de Judá (2Sm 2:1-4).

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário