1 Reis

O livro de 1 Reis retrata o ápice da monarquia unida no período salomônico e a decadência da nação de Israel em ciclo de quebra da Torá (instrução ou lei) pelos governantes que se seguiram nos dois reinos divididos de Judá e de Israel.

Nesse período, intensificaram-se as atividades dos profetas. Eles serviram de críticos e constantes alertas para o retorno aos caminhos prescritos por Deus.

O livro de 1 Reis segue 2 Samuel e antecede 2 Reis. Em conjunto formam os quatro livros dos Reinados na Septuaginta, sendo parte dos Livros Históricos. No cânone hebraico é parte dos Profetas Anteriores e provavelmente foi um só livro com 2 Reis.

A teoria da História Deuteronomista, desenvolvida por Martin Noth, propõe que os livros de Deuteronômio, Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis foram escritos ou compilados por uma sucessão de autores ao longo de séculos, mas mantendo consistências de estilo que sugerem um único editor ou compilador principal. Uma datação provável para seu estágio estável de composição seria por volta do ano 600 a.C.

BIBLIOGRAFIA

Hee Yoon, Man. The Fate of the Man of God from Judah: A Literary and Theological Reading of 1 Kings 13. Eugene, OR: Wipf and Stock Publishers, 2020.

Lemaire, Andre, Baruch Halpern, and Matthew Joel Adams. The Books of Kings: Sources, Compilation, Historiography, and Reception. Leiden, Netherlands: Brill, 2010.

Lovell, Nathan. The Book of Kings and Exilic Identity: 1 and 2 Kings as a Work of Political Historiography. London, United Kingdom: Bloomsbury Publishing, 2021.

Malamat, Abraham. History of Biblical Israel: Major Problems and Minor Issues. Leiden, Netherlands: Brill, 2021.

Uma consideração sobre “1 Reis”

Deixe um comentário