Livro de Juízes

O Livro de Juízes é uma coleção de narrativas sobre Israel no período dos juízes, após sua entrada na Terra Prometida sob Josué, antecedendo o período da monarquia.

Está estruturado em uma série de episódios com um padrão comum: Israel peca, é punido com a sujeição a um opressor estrangeiro, clama a Deus, tem um libertador enviado para expulsar o opressor.

Dois termos hebraicos são traduzidos como “juiz” em português. Um, dan, tem a conotação mais familiar em contextos jurídicos. Outro termo, sophet, implica em vingador, aquele que corrige as coisas. Esse termo reflete o papel do vingador em sociedades onde a vendetta (a vingança movida pelos parentes mais próximos da vítima) seja uma instituição jurídica. Assim, sophetim pode ser aplicado tanto a libertadores militares quanto a magistrados.

Apenas Débora é retratada como administradora da justiça nesse livro. Mais tarde, Samuel também é retratado perfazendo um circuito. Entretanto, no livro de juízes, a liderança militar e política são muito mais importantes.

Surpreendentemente, nenhum dos doze líderes de Israel são chamados de “juiz” após a introdução (2:16-19). Apesar disso, nove “julgaram” Israel, e o Senhor é chamado de “juiz” em 11:27.

Os ciclos narrativos cobrem o estabelecimento na Terra (1-3:6); os primeiros juízes Otniel, Eúde, Sangar (3:7-31); Débora e Baraque (4-5); o ciclo de Gideão e Abimeleque (6-9); os juízes Tolá, Jair, Jefté, Ibsã, Elom e Abdom (10-12); e a saga de Sansão (13-16). Termina com relatos de migração, idolatria e guerra civil (20-21).

O livro é anônimo. Uma tradição talmúdica o atribui a Samuel. Exames internos e linguísticos atestam ao menos duas redações, sendo uma provavelmente pré-exílica e outra exílica ou pós-exílica.

Uma consideração sobre “Livro de Juízes”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s