Terá

Terá, hebraico: תֶּרַח, é filho de Naor, pai do patriarca Abraão e avó de Ló.

Teria nascido em Ur dos Caldeus (Cassidim) e se mudado a Harã.

Uma dificuldade bíblica é a idade que viveu. No Texto Massorético e na Septuaginta Terá tinha 70 anos quando seu filho Abrão nasceu (Gn 11:26-27) e 205 anos quando morreu, o que faria Abrão ter 135 anos na época (Gn 11:32). No entanto, em Gn 12:4 (cf. At 7:4) Abrão tinha 75 anos quando deixou Harã e foi depois da morte de Terá. Segundo o Pentateuco Samaritano Terá morreu com 135 anos.

Em Josué 24:2 é registrado uma tradição alternativa de que Terá adorava outros deuses. Uma tradição árabe posterior atribui a Terá o ofício de fabricador ou comerciante de ídolos.

Outras menções aparecem em 1 Crônicas 1:17-27 e Lucas 3:34-36.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário