Martinho Lutero

Martinho Lutero (1483- 1546) foi um reformador protestante alemão. Anteriormente um monge e sacerdote católico, iniciou a Reforma luterana em 1517 com suas Noventa e Cinco Teses .

Era professor de teologia na Universidade de Wittenberg, Saxônia. Debateu com dominicano Johann Tetzel contra sua venda de indulgências. Sua rejeição à retratação exigida pelo papa Leão X em 1520 e pelo imperador Carlos V em 1521, causou sua excomunhão e perseguição.

Amparado pela nobreza alemã, Lutero prosseguiu com a Reforma.

Lutero ensinou que a salvação não é obtida por meio de mérito das obrass, mas apenas pelo dom gratuito da graça de Deus por meio da fé em Jesus. Sua teologia contrariava a autoridade do papa da Igreja Católica, ao ensinar que a Bíblia é a fonte primária para a doutrina cristã. Argumentava o sacerdócio universal do crentes em oposição a um papel privilegiado ao clero católico.

Sua tradução da Bíblia para a língua alemã marcou a padronização da língua alemã, a popularização da escrita e leitura, a propagação das ideias reformadoras e impulso para outras traduções em diversas línguas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: