Grandes códices

Os quatro grandes códices são manuscritos de notória importância para a história das Escrituras. São eles Codex Sinaiticus ( א ca. 330–360 d.C.), Codex Vaticanus (B 325–350 d.C.), Codex Alexandrinus (Ac. 400–440 d.C.) e Codex Ephraemi Rescriptus (C c.450 d.C.).

Ainda descobertos em épocas e lugares diferentes, os quatro compartilham muitas semelhanças. Foram escritos na caligrafia uncial de caligrafia (em letras maiúsculas), em scriptio continua (sem espaçamento regulares entre as palavras). Somente aparecem poucas divisões entre as palavras nestes manuscritos, tampouco elas não terminam necessariamente na mesma linha em que começam.

O custo de material e de trabalho para a produção desses grandes códices foi alto. Foi escritos em pergaminho (um velinho fino) por escribas profissionais, ao contrário dos numerosos papiros anteriores, boa parte copiados por letrados, mas não escribas profissionais.

No século XIX, o Codex Bezae também foi incluído no grupo dos grandes unciais ( FHA Scrivener , Burgon). De acordo com Dean Burgon , os cinco grandes unciais ( א A B C D ) foram os subprodutos da inovação; esta visão está em desacordo com o consenso acadêmico da moderna erudição crítica do Novo Testamento que favorece versões e manuscritos corruptos e geralmente rejeita o Textus Receptus . []

Alexandrino foi o primeiro dos maiores manuscritos a se tornar acessível aos estudiosos. [] Ephraemi Rescriptus, um palimpsesto , foi decifrado por Tischendorf em 1840–1841 e publicado por ele em 1843–1845. O Codex Ephraemi tem sido o membro negligenciado da família dos grandes unciais.

Sinaiticus foi descoberto por Tischendorf em 1844 durante sua visita ao Sinai e publicado em 1862. O Vaticanus está na Biblioteca do Vaticano pelo menos desde o século XV, mas amplamente disponível depois que um fac-símile foi publicado por Giuseppe Cozza-Luzi em 1889-1890 (em três volumes).

Especulou-se que o Codex Sinaiticus e o Codex Vaticanus faziam parte de uma encomenda do imperador Constantino para produzir 50 cópias da Bíblia.

Outro uncial de similar importância é o Codex Bezae.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: