Josué de La Place

Josué de La Place ou  Josua Placeus (c.1596-1655?1665?) foi um teólogo huguenote francês, ligado à Academia de Saumur.

La Place, dentro da vertente reformada influenciada por Cameron (vide Amiradismo), propôs a teoria da imputação mediata. Discutindo sobre o pecado original, argumentou que toda a humanidade nasce física e moralmente depravada devido ao pecado de Adão. Esta pecaminosidade inata transmitida por leis naturais de propagação de Adão para toda a sua posteridade e
que é a consequência, não a penalidade. Deus imputa a cada pessoa seu pecado e libera a responsabilidade direta do homem no pecado de Adão. O ser humano é realmente corrupto, mas sofre um mal que não poderia evitar. 

A transgressão de Adão é a fonte de todo o pecado, e é em si mesmo pecado. A alma é imediatamente (diretamente) criada por Deus, mas torna-se ativamente
corrompido assim que é unido ao corpo, portanto, o pecado (culpa) de Adão é imputado a seus descendentes, não imediatamente, como se eles estiveram em Adão ou foram representados em ele, mas mediatamente através da natureza corrupta que resultou do pecado de Adão. Consequentemente, a intrepretação de Romanos 5:12 seria que a morte física, espiritual e eterna passou a todos os homens, porque todos pecam por possuir uma natureza depravada em seus corpos.

A teoria de La Place influenciou a teologia edwardsiana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: