Hipólito de Roma

Hipólito de Roma (c.170-c.236) foi um teólogo e bispo da era patrística.

Hipólito nasceu em Roma e foi educado em filosofia. Ele se tornou um presbítero na igreja romana e era conhecido por sua erudição e defesa da doutrina cristã ortodoxa.

Hipólito foi um escritor prolífico e muitas de suas obras sobreviveram até os dias atuais. Sua obra mais famosa é a Refutação de Todas as Heresias (Philosophumena), uma pesquisa abrangente de várias crenças filosóficas e religiosas de seu tempo, que ele criticou de uma perspectiva cristã. Outras obras incluem Comentários sobre o profeta Daniel, Comentários sobre o Cântico dos Cânticos, Sobre Cristo e o Anticristo.

Papa Calisto I (217-220) Outras obras incluem Comentários sobre o profeta Daniel, Comentários sobre o Cântico dos Cânticos, Sobre Cristo e o Anticristo.

Fez forte oposição a vários movimentos heréticos, incluindo o gnosticismo e o montanismo. Opôs-se ao bispo Calisto I de Roma (217-220), tendo sido posto ao cargo de bispo paralelamente a Calisto.

Apesar de seus conflitos com a hierarquia romana, Hipólito permaneceu uma figura respeitada na comunidade cristã. Ele também foi venerado como mártir pela igreja primitiva, embora as circunstâncias de sua morte não sejam claras.

Avatar de Desconhecido

Autor: Círculo de Cultura Bíblica

Leonardo Marcondes Alves é um pesquisador multidisciplinar, PhD pela VID Specialized University (Noruega). Especialista em ciências da religião, antropologia, migração, direito e ciências bíblicas, integra a equipe editorial da EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil). Biblista e investigador há muito tempo sobre a Congregação Cristã no Brasil, o movimento pentecostal italiano e grupos correlatos. Mantém os sites https://ensaiosenotas.com/ (humanidades e ciências sociais) e https://circulodeculturabiblica.org/ (ciências bíblicas, CCB) para a divulgação científica.

Deixe um comentário