Hipólito de Roma

Hipólito de Roma (c.170-c.236) foi um teólogo e bispo da era patrística.

Hipólito nasceu em Roma e foi educado em filosofia. Ele se tornou um presbítero na igreja romana e era conhecido por sua erudição e defesa da doutrina cristã ortodoxa.

Hipólito foi um escritor prolífico e muitas de suas obras sobreviveram até os dias atuais. Sua obra mais famosa é a Refutação de Todas as Heresias (Philosophumena), uma pesquisa abrangente de várias crenças filosóficas e religiosas de seu tempo, que ele criticou de uma perspectiva cristã. Outras obras incluem Comentários sobre o profeta Daniel, Comentários sobre o Cântico dos Cânticos, Sobre Cristo e o Anticristo.

Papa Calisto I (217-220) Outras obras incluem Comentários sobre o profeta Daniel, Comentários sobre o Cântico dos Cânticos, Sobre Cristo e o Anticristo.

Fez forte oposição a vários movimentos heréticos, incluindo o gnosticismo e o montanismo. Opôs-se ao bispo Calisto I de Roma (217-220), tendo sido posto ao cargo de bispo paralelamente a Calisto.

Apesar de seus conflitos com a hierarquia romana, Hipólito permaneceu uma figura respeitada na comunidade cristã. Ele também foi venerado como mártir pela igreja primitiva, embora as circunstâncias de sua morte não sejam claras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: