Läsare

Läsare (“leitores”) foi um movimento de renovo de fervor espiritual entre luteranos suecos no século XVIII e XIX, parte do avivamento pietista.

Por volta de 1750 houve um avivamento de caráter herrnhuttista em Västergötland, Suécia. Esse movimento reacendeu um interesse pela leitura da Bíblia e sermões de Lutero.

O movimento cresceu na Norrland. Em reuniões informações, aldeões oravam e liam em voz alta a Bíblia, daí o nome do movimento.

Os “antigos läsare” surgiram na vilade Lillhärdal (província de Härjedalen) em 1768, em resultado da pregação do pároco Mårten Tunborg. Suas reuniões eram caracterizadas por manifestações de êxtase e profecia.

Uma vertente mais radical dos “novos läsare” vivia na região norte da Suécia, nas vilas de Luleå, Piteå e Skellefteå. Possuíam uma visão radical da doutrina da justificação pela fé e criticavam as inovações da Igreja Estatal Luterana Sueca. Em razão disso, rejeitaram o catecismo de 1810, a liturgia de 1811 e o hinário de 1819, pois consideravam-nos contaminados pela doutrina do neologianos. Passaram a batizar seus filhos e a celebrar a santa ceia sem intermédio dos presbíteros luteranos. As mulheres tinham liberdade de falar e pregar entre os läsare, com destaque para Maja-Lisa Söderlund.

O auge foi entre 1810 e 1850. Entre os líderes estavam Anders Larsson em Norrlångträsk e Gerhard Gerhardsson. Eles foram condenados em 1819 por dirigem serviços religiosos sem a presença de um pastor.

Nos meados do século XIX os adeptos do movimento juntaram-se a outros grupos similares, como os Hauguesianos ou Laestadianos.

BIBLIOGRAFIA

Hallingberg, Gunnar. Läsarna. Bokförlaget Atlantis, 2010.

Holmgren, Ingun Montgomery J. Norrlandsläseriet , 1948.

Sandewall, A. Separatism i Övre Norrland 1820–1855, 1952.

Sandewall, A. Separatism i Övre Norrland efter 1855 , 1954.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: