Zinzendorf

Conde Nikolaus Ludwig von Zinzendorf, (1700- 1760), reformador espiritual e social do movimento pietista alemão que, como líder da Igreja dos Irmãos Morávios (Unitas Fratrum), procurou criar um movimento ecumênico de renovação espiritual e missões transculturais.

Senhor, Tua Palavra, esse tesouro sagrado, deixa-me reter para sempre; Nada na terra pode dar o prazer que eu possa obter de sua riqueza. Se Tua verdade não mais nos guiasse, como nossa fé se desviaria! Senhor, seja o que for que esteja ao nosso lado. Que esta luz ilumine nosso caminho.

Nikolaus Ludwig Conde Zinzendorf, 1725

Teve uma criação pietista quando foi criado por sua avó, a poetisa e devota e altamente educada Henriette Katharina von Gersdorf. Estudou em Halle e depois em Wittenberg (1716-1719), além viajar para estudos à Holanda e Paris, onde fez amizade do cardeal arcebispo de Paris Louis Antoine L.A. de Noailles. Em 1722, casou-se com Erdmuthe Dorothea von Reuss-Ebersdorf.

Em um debate com Johann Konrad Dippel em 1734, o conde reconheceu o caráter objetivo da crucificação de Cristo como resgate e sacrifício. Sua teologia cristocêntrica, focada no sacríficio de Jesus Cristo como o santo Cordeiro, marcaria a teologia dos irmãos morávios.

Recebeu em sua propriedade em Herrenhutter refugiados diversos, mas sobretudos os remanescentes dos hussitas. Em um avivamento, renovou a Igreja dos Irmãos do Morávios.

Foi expulso da Saxônia em 1736, iniciando uma peregrinação por toda a Europa, além de viagens à ilha caribenha de St. Thomas (1739) e Pensilvânia (1742-1743) e os países bálticos.

Ao morrer, deixou tanto os morávios organizados como denominação quanto também influenciou a formação de missões mundiais e vários avivamentos derivados, como o metodismo.

2 comentários em “Zinzendorf”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: